Galeria Madragoa
Contact:
Address: Rua dos Navegantes 53A
Phone:+351 213901699
Visit Web Site
Opening Hours during LAW:
Thu.- Sun. 11:00-19:00
A MADRAGOA é uma galeria de arte contemporânea fundada em 2016 no bairro homónimo do centro histórico de Lisboa. Desde o seu início, a galeria tem apoiado uma série de jovens artistas internacionais, como Adrián Balseca, Rodrigo Hernández, Renato Leotta, Buhlebezwe Siwani, Joanna Piotrowska e Yuli Yamagata, cujas primeiras produções e exposições foram produzidas e promovidas pela galeria e muitas vezes apresentadas pela primeira vez em Portugal. Para além disso, a Madragoa lançou as carreiras de jovens artistas portugueses como Sara Chang Yan, Luís Lázaro Matos, Gonçalo Preto e Jaime Welsh, dando-lhes visibilidade na cena internacional.
A partir da sua localização periférica na Europa, o projeto da MADRAGOA centra-se na forma de estabelecer uma conversa profunda com a cidade e o seu extraordinário potencial, estabelecendo um diálogo entre práticas artísticas globais e artesanato e ideias locais. A galeria sempre criou experiências de pesquisa e produção para os seus artistas localmente e promove o seu programa também através da participação numa série de feiras de arte internacionais, intercâmbios de galerias e projectos de exposição.
Em 2023, a Madragoa inaugurou as suas novas instalações junto à Basílica da Estrela, um dos marcos do centro histórico de Lisboa. O espaço, renovado pela Ab Rogers Design, foi inaugurado com a primeira exposição individual em Portugal - e numa galeria comercial - de Sarah Benslimane, que se juntou ao programa da Madragoa apenas alguns meses antes.
A MADRAGOA é atualmente reconhecida como uma das realidades mais inovadoras no panorama artístico português, ao mesmo tempo que conseguiu obter visibilidade internacional ao longo dos seus anos de atividade.
Neste momento, a galeria representa ativamente artistas de Portugal, Itália, Equador, México, Polónia, Espanha, França, Brasil e África do Sul.

