Sábado com curadoria de Gabriel Abrantes
Galeria Filomena Soares
O Gabriel é um artista e cineasta a viver em Lisboa, conhecido por realizar Diamantino (2018). Mostra o seu trabalho na Galeria Francisco Fino e tem atualmente uma exposição na Rialto6 em Lisboa — vai ver, podes falar com um rato digital.
15.00–19.00 | Kunsthalle Lissabon – Cocktail
14.00–18.00 | Galeria Filomena Soares – Visita guiada
17.00–20.00 | SALTO – Cocktail
16.00–18.00 | KUBIKGALLERY – Cocktail
18.00–21.00 | Galeria Francisco Fino – Finissage
Sugiro um passeio a pé ou de bicicleta, usando as bicicletas GIRA de Lisboa ou Uber, pela zona de Marvila e do Beato.
Começa na Kunsthalle Lissabon, um espaço incrível dirigido há mais de 15 anos pelos supercuradores João Mourão e Luís Silva. O espaço tem agora uma nova e entusiasmante curadora, Ana Laguna. Está em exposição As We Fade, uma instalação imersiva de Saodat Ismailova.
Pedala 5 minutos (ou caminha 15) até à Galeria Filomena Soares, uma das galerias mais antigas de Lisboa. Rui Chafes — um dos maiores artistas portugueses — conhecido pelas suas abstrações em aço negro com códigos de dominação e submissão - apresenta uma floresta de bandeiras de aço esfarrapadas.
A uma rua de distância: Salto, um ótimo espaço independente onde descobri uma das minhas artistas favoritas, Carla Dias @cdiasnaescuridao. O incrível artista em exibição é Paulo Serra.
Atravessa a rua até à Kubik Gallery para ver The Clay Hour, de Anne Lefebvere @annehollingshausen, uma exposição belíssima com curadoria da dupla dinâmica Ana Baliza e Alexandre Estrela (FaRO).
Termina na Galeria Francisco Fino — uma das melhores e mais jovens galerias de Lisboa — com a excelente exposição de João Penalva.
Galerias antigas e novas, artistas consagrados e emergentes, tudo no crescente bairro do Beato/Marvila.

