Sexta-feira com curadoria de Julia Flamingo
Julia Flamingo é jornalista e curadora de arte, e viaja pelo mundo à procura de histórias sobre a forma como a arte ganha vida nos mais diversos cantos do planeta. Criou o Bigorna (@bigorna_art) para falar de arte contemporânea com clareza — e com muito menos cerimónia.
11.30–13.30 | Movart – Conversa com Artista e Curador, Brunch
Cristina Guerra Contemporary Art – Horário de sexta-feira: 11h00–19h00
Jahn und Jahn – Horário de sexta-feira: 12h00–19h00
16.00–18.00 | Galeria NAVE – Visita Guiada pela Artista
18.00–20.00 | Underdogs Gallery – Antevisão da exposição, Visita Guiada
Começa o dia a alimentar tanto o apetite como a curiosidade com um brunch na MOVART, a celebrar a inauguração do seu novo espaço em Lisboa, dedicado a artistas da diáspora africana. Junta-te à conversa com Fidel Évora, cuja técnica de serigrafia desafia a forma como as imagens são construídas — e como as histórias são contadas. A sua abordagem dialoga com a da brilhante artista brasileira Rosângela Rennó, cuja exposição fica apenas a 3 minutos a pé, na Cristina Guerra Contemporary Art.
Atravessa o encantador Jardim da Estrela — o meu jardim preferido em Lisboa — e segue até à Jahn und Jahn. O deslumbrante palacete acolhe atualmente obras da artista suíça Heidi Bucher.
Depois, faz uma caminhada de 10 minutos (é a descer!) até à Galeria NAVE, no Príncipe Real, conhecida pelo olhar atento sobre artistas emergentes. Participa na conversa com a artista alemã Birte Bosse.
E como é sexta-feira, é a desculpa perfeita para apanhar um Uber até Marvila para o programa da noite. A Underdogs Gallery apresenta a antevisão e visita guiada à exposição de AkaCorleone, onde o artista português reflete sobre a falta de controlo - na vida e na arte.
Uma última dica: termina a noite na Casa Capitão, um novo espaço para música e uma noite bem passada. Um dia praticamente perfeito em Lisboa, se queres saber a minha opinião!

